Vamos juntas ocupar mais espaços na Tecnologia em 2025!👩💻💜
11 de fevereiro de 2025
Olá, Brazilian! Tudo bem?
Está animada para 2025? Nós aqui na Brazilians in Tech estamos preparando muita coisa valiosa e interessante para vocês esse ano. Queremos apoiar cada vez mais mulheres a trilharem seus caminhos dentro da tecnologia e da ciência e a se conectarem na nossa comunidade BiT. E você? Quais são seus planos?
Nesta newsletter você confere: oportunidades de bolsas de pesquisa, treinamentos, estudos, e uma sessão especial sobre visibilidade trans, que teve Janeiro como mês comemorativo.
Continue lendo a BiT News para saber mais 💜
“Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação" busca incentivar ingresso de mulheres na ciência👩💻
Como aumentar a presença feminina nas áreas das Exatas, Engenharias e Computação? Apesar de as mulheres serem mais de 51% da população brasileira, a porcentagem de pessoas do gênero feminino atuando nas ciências exatas, engenharias e computação não passa, na média, dos 25%.
O programa “Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação" é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com o Ministério das Mulheres e o CNPq, tem como objetivo incentivar o ingresso, a formação e a permanência de meninas e mulheres nas áreas de Ciências Exatas, Engenharias e Computação.
Com um investimento total de R$ 100 milhões, o edital está apoiando projetos que promovem a equidade de gênero na ciência. Saiba mais aqui!
Como é participar do Programa?
Yolanda Marcello é uma das participantes do Programa, junto com outras colegas da Universidade Federal do ABC (SP) e coordenação da professora Ana Lígia Scott.
Juntas, criaram o projeto “Tec meninas ABC: curiosas hoje, inovadoras amanhã”, que foi avaliado e aprovado pelo Edital “Meninas nas ciências exatas, engenharias e computação”.
“O projeto foi criado porque acreditamos que somente com a redução da desigualdade de gênero é que conseguiremos construir, neste campo de atuação tão promissor, um ambiente plural, diversificado e inovador, onde a multiplicidade de perspectivas contribua de maneira significativa para essa área em constante expansão”, explica Yolanda.
Para alcançar esse objetivo, o projeto conta com duas frentes: uma será a construção de um diagnóstico que permita ao grupo de pesquisadores entender os motivos que afastam as meninas dessas carreiras; e outra frente promovendo ações, cursos rápidos, bate-papos, visitas guiadas à UFABC e seus laboratórios, palestras, entre outras ações, com a finalidade de aproximar as estudantes do ensino médio (em fase decisiva para a escolha da carreira) de mulheres profissionais do mercado de TI.
“Acreditamos que essa aproximação pode incentivar mais meninas a ocuparem espaços hoje dominados pelos homens”, explica Yolanda, em nome de todas as participantes.
Quer saber mais sobre este projeto? Acompanhe nas nossas redes 👀
Janeiro é o mês da Visibilidade Trans 🏳️⚧️
Janeiro é o Mês da Visibilidade Trans, um momento para refletirmos sobre inclusão e representatividade – especialmente em áreas que historicamente deixaram tantas pessoas de fora.
A gente sabe que inovação nasce da diversidade. Quando múltiplas vivências e perspectivas se encontram, a tecnologia que construímos se torna mais acessível, ética e potente.
De acordo com um estudo da National Center for Transgender Equality, 47% das pessoas trans já sofreram discriminação no ambiente de trabalho, e em tecnologia, apenas 0,3% dos cargos de liderança são ocupados por pessoas trans.
E no entanto, elas estão aqui – pesquisando, programando, liderando, revolucionando.
Um exemplo é a Lynn Conway, engenheira da computação, cujo trabalho foi essencial para a revolução dos microprocessadores. Como bem disse Conway: "Se você quer mudar o futuro, torne-se parte dele".
Neste mês – e sempre –, que possamos celebrar, apoiar e amplificar as vozes trans na ciência e na tecnologia. Porque um futuro realmente inovador só acontece quando ele é para todas nós 💜
Está preparada para 2025? Venha junto com a BiT conquistar seu espaço em tech e ciência!
Essa é a primeira BiT News de 2025 e estamos muito animadas para tudo o que está por vir durante esse ano!
Queremos atrair cada vez mais mulheres para a nossa comunidade e construir um espaço seguro e diverso para todas nós.
Acompanhe as redes da Brazilians in Tech 💜
Estamos preparando conteúdos, eventos e divulgações para ajudar você a trilhar seu caminho pela ciência e tecnologia.
Siga todas as nossas redes:
💜 Site
Te esperamos! 💜
BiT indica 📣
Inscrições para o Hacking de Carreira da WoMakersCode: no dia 14/02 abrem as inscrições para a nova turma do Hacking de Carreira, com dicas de como criar um currículo e LinkedIn, técnicas para entrevistas e dinâmicas e muito mais. Acompanhe as redes da comunidade!
Podcast HeyIA por Mastertech: uma fonte diária que discute os avanços da Inteligência Artificial.
Conheça Luo Fuli: a mulher e engenheira responsável pelo chatbot do DeepSeek é uma das peças mais relevantes dentro do avanço e dos estudos da IA. Leia sobre seu trabalho aqui.
Entenda sobre o DeepSeek: a IA de uma startup chinesa abalou o mundo da tecnologia nesta última semana. Separamos alguns podcasts para você ficar por dentro do assunto!
Chegamos ao final de mais uma Newsletter. Dúvidas e sugestões é só responder este e-mail! 🤗
Recebeu a BiT News de alguém? Inscreva-se para receber as próximas edições direto no seu e-mail!
Beijos e até a próxima,
Thainá Zanfolin - Redatora BiT News
Ana Veroneze - Líder Time Comunicação & Criação BiT